terça-feira, 29 de março de 2016

CAR 2 GO - o nosso carro aqui no Canadá

Oioi people! Tudo bem por aí? 

Hoje eu vim falar de uma coisa muito legal: nosso carro aqui no Canadá. Ou seriam NOSSOS CARROS? hehe 

Nós moramos no centro e é muito perto de transporte público, que funciona relativamente bem. A passagem é cara: custa C$3,25 cada, podendo usar a mesma passagem pelo período de 90 minutos e dentro do centro da cidade é de graça, não custa nada (vou falar sobre o transporte público em Calgary em ouro post). 

Nós definitivamente não precisamos de carro por aqui. Aqui no centro temos de tudo por perto e o trem nos leva pra vários lugares. Além, claro, de ser seguro andar a qualquer hora do dia e da noite na rua. 

Mas, como tudo na vida existe um MAS, quem não prefere o conforto do carro? A facilidade de ir ao cinema e pegar o carro pra ir embora. E claro, outras várias situações. Carro é bom, mas é caro. Em qualquer lugar do mundo é caro. Existem todos os impostos, manutenção, gasolina, estacionamentos, valor do carro e etc. 

Aqui em Calgary a gasolina é muito barata. Todos os dias o preço varia conforme o mercado do petróleo. A média é de C$0,80 a C$0,92 por litro - sim, centavos. Nesse site você pode encontrar os valores dependendo do posto de gasolina.

O valor para compra de um carro é relativamente acessível. Você consegue adquirir um Smart por C$10.000,00 ou uma Mercedes B-class por C$30.000,00. 

Mas, por enquanto, adquirir um carro nesse momento não está nos nossos planos. E para isso temos uma solução: CAR2GO! (Fala "car-to-go")

O que é o CAR2GO? Pra quem é de Porto Alegre - tá ligado no BIKE POA? Sim, só que de carro!!!!! Mais ou menos assim... 

O CAR2GO é uma empresa que oferece o serviço de "carsharing" (carros compartilhados) em algumas cidades na Europa e na América do Norte. Primeiramente, eles ofereciam exclusivamente os veículos Smart pra duas pessoas. Em Calgary existem 550 carros disponíveis e hoje em dia (aqui em Calgary pelo menos) também existem cerca de 20 Mercedes B-class 4portas do Car2Go. 

Você paga uma taxa de C$35,00 para se cadastrar e eles averiguam o seu histórico de motorista. Você precisa mandar no sistema cópia da sua carteira de motorista (no nosso caso a do Brasil) e eles levam em média 10 dias pra responder e te dar acesso como usuário. 

O carro é cobrado por minuto, hora ou diária. Depende do que você quer usar. E nesse valor cobrado já tá incluso o aluguel do carro, a gasolina, seguro e estacionamentos (em áreas autorizadas claro). 

E claro, os valores variam conforme as localidades. Aqui em Calgary, o minuto do Car2Go custa C$0,40 (quarenta centavos). Se tu usar ele por uma hora, ao invés de cobrarem por minuto, a cobrança vira por hora, custando C$14,00 (quatorze dólares) a hora. E se tu resolver ficar mais tempo com o carro, a diária custa C$84,00 (oitenta e quatro dólares). Ou seja, vale muito a pena. 

A diária fica mais em conta do que um carro de locadora, pois no carro da locadora tu tens que pagar seguro, gasolina, estacionamento, etc. No car2go já tá tudo incluso. Muitas vezes vale muito mais a pena pra gente ir de carro pro shopping, por exemplo, do que pagar passagem de trem. 

Existe uma área delimitada que você pode estacionar o Car2Go dentro da cidade. Aqui em Calgary, esse limite é perto de um dos shoppings e envolve praticamente todos os bairros do centro. Eu tirei um print do aplicativo pra vocês entenderem. Esses balões são os carros disponíveis no mapa (os azuis mais fortes são as mercedes).





Como usar? Você faz tudo pelo aplicativo no celular: encontra o carro, desbloqueia e sai dirigindo. Fácil assim. 

A gente sempre procura primeiro o carro no aplicativo e pode deixar ele reservado pra ti por 30 minutos (pra dar tempo de chegar no carro, às vezes eles não estão tão perto assim da tua localização). 

- Os nossos amigos brincam que aqui na nossa rua e arredores é a casa dos Car2Go haha sempre tem MUITOS por aqui estacionados. Nosso prédio é muito grande, tem 360 apartamentos, então muita gente usa, o que acaba sendo legal, porque sempre tem estacionado aqui na frente de casa. As mercedes são mais difíceis de encontrar, mas sempre conseguimos. - 

Depois de encontrar o carro, você desbloqueia ele através de um aparelho que fica acoplado dentro do carro e você vê as informações pelo vidro. 












O valor é todo cobrado no cartão de crédito e quando tu entra no carro, na tela inicial do computador de bordo, pede tua senha e pergunta se tu quer reportar danos. Assim fica fácil mostrar que não foi tu o causador de determinado arranhão, sujeira, etc. 






Ah e se a gasolina tiver acabando? Tu abastece por tua conta e manda o recibo pra eles reembolsarem, super fácil. 

E claro, já pegamos alguns carros bem sujos. E isso é ruim né, ninguém curte andar em um carro sujo. Então sempre reportamos os danos. 

Na nossa última viagem pra Banff, encontramos dentro do carro uma bolsinha de mulher. Abrimos pra ver o que era e entrar em contato com a empresa pra localizarem o último usuário e devolver. Encontramos maconha e outras drogas na bolsa... logo, colocamos fora na primeira lixeira e seguimos viagem. Sorry :p (não seus sem vergonha: não usamos! hahaha)

Uma observação: Tu pode pegar o carro e sair, deixar reservado pra ti (pra quando voltar do compromisso/passeio/etc ele ainda estar ali te esperando) e você paga por esses minutos parado. Por isso, dependendo de onde se vai, vale a pena ficar com ele por uma hora. 

Bom, o car2go é uma facilidade na vida da gente por aqui. 


Copiei aqui uma tabela com as cidades que possuem o Car2Go: 

Tabela retirada da Wikipedia 
City/
Municipality
CountryVehiclesTypeStart dateReference
AustinU.S.300Gasoline & ElectricMay 2010[9]
DüsseldorfGermany300GasolineFebruary 2011[10]
HamburgGermany700GasolineApril 2011[11]
VancouverCanada1,275Gasoline & ElectricJune 2011[12][13][14]
San DiegoU.S.400ElectricNovember 2011[15]
AmsterdamNetherlands350ElectricNovember 2011[16]
ViennaAustria800GasolineDecember 2011[17][18]
MadridSpain350ElectricNovember 2015[19]
Washington, D.C.U.S.500GasolineMarch 2012[20][21]
Portland, OregonU.S.530Gasoline & ElectricMarch 2012[22]
BerlinGermany1,200Gasoline & ElectricApril 2012[23]
TorontoCanada375GasolineJune 2012[24]
CalgaryCanada550GasolineJuly 2012[25]
CologneGermany350GasolineSeptember 2012[26]
StuttgartGermany500ElectricNovember 2012[27][28]
SeattleU.S.750GasolineDecember 2012[29][30]
Minneapolis–Saint PaulU.S.535GasolineSeptember 2013[31][32]
ColumbusU.S.300GasolineOctober 2013[33]
DenverU.S.400GasolineJune 2013[34][35]
MunichGermany300GasolineJune 2013[11]
MilanItaly700GasolineAugust 2013[36]
MontrealCanada460GasolineNovember 2013[37][38][39]
RomeItaly600GasolineMarch 2014[40][41]
FlorenceItaly200GasolineMay 2014[42]
FrankfurtGermany250GasolineSeptember 2014
New York CityU.S.550GasolineOctober 2014[43][44]
StockholmSweden250GasolineNovember 2014
TurinItaly450GasolineMarch 2015[45]
Arlington, VirginiaU.S.200GasolineSeptember 2015[46]
PratoItaly35GasolineNovember 2015



Em maio de 2015, o Car2Go era a maior companhia de compartilhamento de carro, contando com uma média de 1 milhão de membros. Não encontrei nada sobre os dados atuais. 


Espero que vocês tenham gostado! Pra mais informações acessem o site do Car2Go, de onde foram retiradas todas as informações para esse post. 

No snapchat sempre mostro mais algumas coisas! Quem se interessar pode me seguir por lá também: marianabday



Até o próximo post! Beijos! :D 





quarta-feira, 23 de março de 2016

Finalmente: a nossa nova casa!

Oi oi people!!

êta bandicuriosos! haha o post mais pedido: como tá ficando a nossa casa! 

A gente vem há quase 1 mês e meio montando, aos poucos, a nossa nova casa aqui. Confesso que não é tão difícil quanto no Brasil. As coisas aqui são mais acessíveis e foi possível montar tudo nesse espaço curto de tempo. 

Nós olhamos alguns apartamentos e decidimos por esse. Na verdade vínhamos namorando ele desde o Brasil. Ele é mais antigo, acho que de 1970. Mas a estrutura é muito boa. Temos academia, lavanderia super moderna, quadra de esportes, salão de festas, sala de jogos, elevadores panorâmicos e o melhor: aceitam pet! Nosso aluguel é acessível pra gente (não vou ficar falando valores, porque não acho que seja necessário) e quase todos os prédios que aceitam animais cobram uma taxa única não reembolsável pelos animais. E claro, é perto de tudo - inclusive do trabalho do Fernando, é na mesma rua - bancos, mercado, shopping, parques, metrô e da Stephen Avenue, que é o meu amor aqui. 

Nosso apartamento tem 92m2 (muito maior que o nosso no Brasil), dois quartos, sacada no quarto principal, na sala e na cozinha. Temos vários armários embutidos nos corredores e closet nos quartos. A nossa posição solar é fantástica. Sol da manhã até a noite. Os gatos amam. Temos ar condicionado (pelo jeito deve ser quente em casa em razão da posição solar) e estamos no 28 andar - uma droga quando toca o alarme de incêndio e a gente tem que descer 28 andares. 

Aqui no Canadá praticamente todos os apartamentos já vem com a cozinha - fogão, geladeira, máquina de lavar e microondas. Então isso é muito bom né. 

Temos apenas um banheiro, o que é suficiente (sinto falta do segundo, igual tinha no Brasil :O), com banheira e CORTINA. Eu odeio aquela cortina. Mas aqui é muito comum, quase nenhum banheiro tem box de vidro, a não ser que a casa/apto seja teu e tu mande colocar. O banheiro é grande, já vem com o armário da pia e espelho. Tivemos que comprar as cortinas (plástica e tecido por fora) e colocar um suporte na banheira, pra colocar as coisas de banho. 

Nós optamos por alugar um apartamento totalmente vazio - exceto pela cozinha - por ser mais fácil a adaptação. Eu já tive a experiência de morar 6 meses em San Francisco em um apartamento totalmente mobiliado e eu não gostava. Aqui não seria diferente, ainda mais com os gatos tendo a chance de estragar o que não fosse nosso. 

Depois que nos mudamos, dormimos por duas semanas em um colchão de ar, que tivemos que trocar depois porque tinha um defeito. A casa estava vazia. Completamente vazia. E que desespero que dá haha Mas aos poucos fomos olhando e decidindo o que a gente queria. Ainda não tá 100%, faltam várias coisas e alguns móveis ainda. 

Começamos olhando várias lojas de móveis pra ver se encontrávamos o que queríamos. Pensamos em várias decorações, olhamos várias coisas no Pinterest e contei com muitas dicas das minhas amigas Karine a Analuisa. 

Desde o Brasil já sabíamos que iríamos procurar a maioria das coisas na IKEA. Eu não vou fazer um post sobre a loja porque iria ficar imenso, mas vou fazer um resuminho e vou deixar aqui um vídeo da Laura Peruchi que mora em NY e explica como funciona. É exatamente igual aqui. 

BASICAMENTE: IKEA é a TokStok do Brasil (exceto pelos valores). É uma loja sueca com nomes nada convencionais pros móveis. Eu me sinto dentro da TokStok. Muitas coisas com a mesma qualidade ou até melhor, design muito parecido. Você entra na loja, olha tudo, escolhe o que quer, anota o código no papel e vai no depósito buscar. Leva pra casa (ou pede pra entregar - aqui custa $80), abre as caixas e monta tudo sozinho. 

Nós montamos ABSOLUTAMENTE tudo. Juntos. E confesso que depois de tudo pronto dá uma baita satisfação tchê! 

Ainda faltam várias coisas, quadros nas paredes, ajeitar os armários, arrumar o outro quarto que ainda tá vazio... etc. 

Ver a casa tomando forma é muito gostoso!!! :D Vou mostrar aqui pra vocês como tá ficando tudo! Espero que gostem! (clica na primeira foto pra ver em tamanho maior e vai passando)

Nossa cozinha completamente vazia! hehe 




 Vista do nosso quarto 

 Tcharaaaaaaaam! Temos louças haha e páscoa! :p

 Montamos todas as cadeiras também! :D 

 Nossas coisas chegando e o Fernando apavorado hahaha 

 Sofá também tem que montar gente... 

















 Nosso primeiro almoço em casa com os amigos Nicholas e Thaís 



 Chegou a cama!




 Vista da Sala 














Ainda faltam várias coisas, não tem fotos do outro quarto porque tá vazio haha Espero que tenham gostado!

E pra acompanhar mais do dia a dia e das nossas coisas por aqui, segue lá no Snapchat marianabday :D