quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Welcome to Calgary, Canadá

Ei ei ei :) Demorou mas to voltando hehe 

Foi uma surpresa enorme pra muita gente quando soube que eu tava vindo pra cá. Calma, calma gente! Não me mudei (ainda!). Eu vim apenas visitar e o Fernando veio a trabalho. Ficaremos aqui por 5 semanas e retornamos pra Poa no dia 07 de março.

Não nos despedimos de muitas pessoas que gostaríamos porque não era pra ser uma despedida. Quando a galera  vai pra praia ou outro lugar, ninguém me liga pra se despedir de mim, então, não fiquem tristes! :)

Em breve, conforme as coisas forem acontecendo, a gente vai contando mais coisas. 

Sobre Calgary: Não tive tempo de me apaixonar ainda, até porque tá -16 graus na rua (com sensação de -20) e não tive coragem de me aventurar muito por ai.

Muita gente comentou no facebook: meu deus, que horror, prefiro o calor. Não falem isso. Vocês não sabem o que é comparar esse calor com o frio daqui haha De verdade: o frio é extremamente tranquilo. Com as roupas certas, nossa.. Eu sou suspeita porque AMO o frio. O Fernando não gostava muito, mas até ele se surpreendeu com a tranquilidade. CLARO QUE É MUITO FRIO, mas tu não vai andar de blusinha e calça de moleton por aqui. E é só pra sair na rua, depois que tu entra nos lugares, é bem tranquilo, chegamos a passar calor até. 

Bom, Calgary fica na província de Alberta e 80km das Montanhas Rochosas. A cidade mais perto é Edmonton, umas 3 horas de carro. É uma cidade com mais de um milhão de habitantes, então é bem grande comparada a qualquer cidade do interior. O tempo aqui é bem rígido: 3 meses de inverno rigoroso, com temperaturas bem negativas. 6 meses de frio, inverno mais ameno, mas gelado também e 3 meses de verão, onde a temperatura é em média 25 graus. Isso foi o que eu li e o que me comentaram, vai saber se é assim mesmo. Em setembro começou a nevar e teoricamente era verão. Então vai saber hehe

No inverno amanhece lá pelas 8 horas manhã e as 17h já é escuro. No verão tem sol até a meia noite. Bem diferente... 

O pouco que vi da cidade, já me parece algo bem "família". Após as 18 horas não tem mais ninguém na rua. A temperatura fica ainda mais baixa e a sensação é de morte (só que eu nunca morri, então não sei se é bem isso oO).

Alguns colegas do Fernando nos disseram que aqui no centro é mais deserto porque é uma área muito comercial, os apartamentos para alugar aqui são basicamente os corporativos. Então em outros lugares tem mais movimento. Nesse fim de semana vamos explorar melhor a cidade e ver o que tem por aí. 

No primeiro dia aqui eu não tava entendendo porque me sentia tão estranha na rua: eu não sentia mais as minhas pernas. E a sensação é horrível. Coloquei a calça mais quente que eu tinha e ela serve super pro frio do Rio Grande do Sul, inclusive passo até calor. Meu Deus. Quando cheguei em casa, o Fernando tirou minhas botas e eu não conseguia me mexer direito. Foi realmente doloroso e eu aprendi. 

MASSSS, eu já me aventurei por aí e fui até o shopping sozinha. Detalhe: estava nevando naquele momento! LINNNNNDO e congelante! hahaha Fiz várias compras!! Comprei casaco, botas, blusão de lã, luvas de couro e cachecol: tudo térmico. E não passei mais frio. Que maravilha. Com a bota e o casaco certo fica tudo muito legal e a gente consegue aproveitar a paisagem e até pisar na neve sem escorregar hehe

A cidade é muito bonitinha, tem um clima bem charmoso e me parece algo meio europeu. A ideia das casinhas, uma ao lado da outra, coloridas, com aquelas chaminés saindo fumaça, são realmente uma graça. 

Nós estamos em um apartamento super bom aqui, em um bairro bem localizado e perto de tudo. Da nossa sacada conseguimos ver a Peace Bridge, que é um ponto turístico por aqui. Todas as casas e apartamentos tem calefação e fica bem quente dentro de casa. Depois posto fotos do nosso apê :)

Eu to procurando viver aqui nessas 5 semanas como se eu realmente estivesse de férias. Não to me preocupando em sair correndo pra fazer tudo, to conhecendo as coisas com bastante calma e aos poucos.

Meu consumismo não está uma loucura e to até cozinhando em casa (Aqueles que duvidam de mim, eu cozinho sim ok?!). Saímos pra jantar em vários lugares por aqui, já comi sushi (muito booooom por sinal) e ontem fomos em um restaurante Húngaro bem delícia.
Vou colocar algumas fotos pra vocês verem o charme do inverno com neve hehe e em breve posto mais coisas sobre os acontecimentos por aqui...

Fiquem tranquilos, estamos bem, não estamos passando frio (eu juro que não!) e estamos muito felizes de estarmos por aqui. Sosseguem o coração :)



Vista da janela do prédio


Essa é a nossa rua, uma graça!



Memorial Bridge - nós moramos ao lado de um rio aqui (ainda não descobri muita coisa hehe) e precisamos atravessa as pontes para o outro lado.









Os primeiros dias não tiveram muito sol, ficou praticamente nublado. Mas quando tem sol, é realmente muito bonito!!








Eau Claire Park




 Peace Bridge



























 Ameeeei essa foto!






 Fim da tarde, voltando do mercado, eu e o Fê nos deparamos com esses bichos. Não sei o que eles são, mas parecem uma capivara haha eles entram pra dentro da parte congelada e ficam brincando com os galhos.. Anita, nossa bióloga, pesquise que bichos são esses pra nos esclarecer hehe :)











Bom, por enquanto é isso. Espero que gostem! Esse parque é super bonito e é muito grande. A gente passa por dentro dele pra ir ao mercado do outro lado do rio, é bem perto aqui de casa, tipo umas 2 quadras. No fim da tarde (17h) tinham muitas pessoas fazendo exercício por ali, chega a ser estranho com tanto frio. Mas tudo na vida é uma questão de costume.

Enfim, em breve posto mais notícias e novidades!

Beijo grande pra todo mundo! :*



Um comentário: